Join Festivalphoto at Faceboook
Follow Festivalphoto at Twitter
Watch our festival videos at Youtube
Follow Festivalphoto at Instagram


 

  Anathema

Anathema are an English band from Liverpool primarily known for helping to develop the death/doom and gothic metal sound. Later in their career, beginning with Eternity, they moved away from this sound into more melodic, atmospheric rock.

Formed in Liverpool in the early 90's, the band's musical vision has continually evolved over the ensuing years while always remaining true to their original goal of creating forward thinking, meaningful, passionate and honest music. With each release they move beyond the boundaries of limited scenes and pigeon holes, creating a complex and emotive atmospheric sound.

http://www.anathema.ws/

Anathema

Covered gigs:

   2014-07-12 Anathema (Be Prog My Friend 2014)

   2012-09-29 Anathema (Göta Källare - Stockholm)

   2012-07-14 Anathema (Velnio Akmuo (Devilstone) 2012)

   2012-07-07 Anathema (Getaway Rock 2012)

   2011-08-13 Anathema (Brutal Assault 2011)

   2011-08-05 Anathema (Vagos Open Air 2011)

   2011-02-17 Anathema (Scala - London)

   2011-02-15 Anathema (Manchester Academy - Manchester)

   2010-11-03 Anathema (Hard Club - Porto)

   2010-06-25 Anathema (Graspop Metal Meeting 2010)

   2009-05-06 Anathema (Sa da Bandeira - Porto)

Name* Comment*
Email  
     

André Henriques André Henriques Written 2014-09-15 14:12:48
Anathema live in Portugal
10 October - Paradise Garage
11 October - Hard Club

“«Distant Satellites» é o culminar de tudo aquilo para que temos vindo a trabalhar ao longo no nosso percurso musical. O disco contém todos os elementos que fazem a música desta banda... Há beleza, há intensidade, há drama, há quietude e há dimensões musicais extra a que, no passado, só tínhamos tentado chegar. Tudo foi construído a partir da química entre o Daniel, o John e o Vincent – já para não falar na encantadora voz de Lee Douglas. Produzido e misturado novamente por Christer-André Cederberg (que já tinha gravado «Weather Systems» e «Universal») e com algumas canções a serem misturadas pelo inimitável Steven Wilson, este é um lançamento muito especial e único para o grupo. Os Anathema esperam que os fãs sintam a música e retirem tanto prazer da sua audição como nós próprios retirámos enquanto a estávamos a criar” – ANATHEMA, 28.03.2104

Ao décimo longa-duração e mais de duas décadas depois de se terem juntado, os ANATHEMA mostram que o seu génio não pára de crescer e que a criatividade continua a fluir como se ainda tivessem algo a provar a alguém. «Distant Satellites», o sucessor do muito aplaudido «Weather Systems», tem edição agendada para o dia 9 de Junho através da Kscope e é outra boa prova disso, pegando nas belíssimas paisagens sonoras que dominaram os registos anteriores e aproximando-as ainda um pouco mais da perfeição, com o projeto liderado pelos irmãos Cavanagh a dar um passo derradeiro no estremar dos laços emocionais que se podem estabelecer entre quem cria e ouve música.

É precisamente de temas carregados de uma emoção palpável a cada nota ou linha vocal, que agarram o ouvinte de uma forma intensa – e a que ninguém consegue ficar indiferente – que se vai fazer o regresso do quinteto a Portugal, para uma data-dupla com passagem pelo Paradise Garage (em Lisboa) e pelo Hard Club (no Porto), nos dias 10 e 11 de Outubro, respetivamente. Dois concertos a não perder, que – tendo em conta a relação muito próxima que os músicos foram desenvolvendo com o público nacional ao longo dos anos e a reação entusiasta com a qual são brindados sempre que pisam solo nacional – prometem ser memoráveis.

Ao lado dos Paradise Lost e My Dying Bride, os ANATHEMA completaram a tríade do doom britânico no início dos anos 90, ajudaram a estabelecer os parâmetros para a fusão death/doom e cimentaram-na, por direito próprio, como um subgénero da música extrema. Abraçando o imaginário gótico e cinzentão tipicamente britânico, entre lápides cobertas de musgo, os músicos de Liverpool assinaram, no espaço de quatro anos, algumas das pedras basilares do estilo. «Crestfallen», «Serenades», «Pentecost III» e «The Silent Enigma» estabeleceram a sonoridade, influenciaram toda uma geração e viram o nome da banda inscrito no panteão da música lenta e pesada. Desde «Eternity», em 1995, talvez inspirados pela imensidão de grupos que tentavam recriar o que tinham feito nos primeiros discos, optaram por uma abordagem mais melódica e atmosférica, que deu origem a outros tantos títulos um pouco diferentes mas igualmente incontornáveis e marcantes – «Alternative 4», «Judgement», «A Fine Day To Exit», «A Natural Disaster», «We're Here Because We're Here» e «Weather Systems».

Os bilhetes para o concerto custam 22€, à venda a partir do dia 10 de Abril, nos locais habituais.
Peg Peg Written 2011-05-25 15:06:02
Ta dem till denmark!
Hasse Hasse Written 2011-05-22 10:46:40
Det undrar jag med, har velat se dem länge, trodde dock inte folk kände till dem så mycket här.
Kevin Kevin Written 2011-05-21 12:25:16
När kommer Anathema till Sverige?
Anathema | FESTIVALPHOTO